Donizeti Melo
Parando tudo


A pandemia da coronavírus já está causando os efeitos no esporte brasileiro e internacional. Para evitar a ampliação da crise do covid-19, várias competições paralisam suas atividades. A maioria dos estaduais sofre paralisação no futebol, assim como a disputa da Copa Libertadores (até 31 de março), e eventos nacionais como Copa do Brasil. Está prorrogado o começo do Brasileirão em todas as séries, assim como as duas séries do Brasileiro feminino. Copa América e jogos das Eliminatórias também foram transferidos. Copa europeia também sofre paralisação, assim como a Liga dos Campeões. 

Cancelamentos e adiamentos
Sofrem paralisação: Campeonato das Areias do Verão Espetacular do vôlei de praia, Maratona Internacional de Atletismo de São Paulo, NBB e Jogos das Estrelas do Basquete Brasileiro, Pré-Olímpico que seria realizado em Buenos Aires (ARG). A Confederação Brasileira de Judô paralisou seus eventos até 30 de abril. Suspensa também a Maratona Aquática, assim como o super rugby em seis países. Ainda o Aberto do Peru de Skate. Estão cancelados torneios de surfe até o fim de maio. O Olímpia Tênnis de São Paulo também não sai, assim como a Liga das Nações e Vôlei e a etapa Cancun do Mundial do Vôlei de Praia. 

O que mais sofre paralisação
O Campeonato Brasileiro Adulto de Basquete também já parou. Canoagem não tem eventos nacionais até 16 de abril. A Superliga masculina e feminina de vôlei de praia para por 15 dias. Liga Nacional de Futsal ainda não tem data para começar. Disputas de MMA estão canceladas por um mês. O Brasileiro de Beisebol não tem data para ter início. No esporte a motor está tudo suspenso por tempo indeterminado. O mesmo para o Mundial de Natação Paraolímpico. Ainda o Troféu Princesa Sofia de Tênis, na Espanha. A Euroliga suspendeu a temporada de basquete. Parou também o Campeonato Europeu de Escalada. A Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, na Espanha, ficou para 5 de junho, assim como o Mundial de Trampolim na Itália.

Em Foz do Iguaçu
O Instituto do Atletismo para por 15 dias, assim como as atividades esportivas das escolas das redes municipal, particular e estadual. Os campeonatos do Novo Futsal Paraná e da Liga Iguaçuense de Futebol de Salão. Também os eventos já programados do basquete nos dois naipes, o Campeonato de Veteranos da Arevefi e os preparativos do vôlei de quadra.

Medida tomada pelo prefeito
O prefeito Chico Brasileiro apresentou, no começo desta semana, medidas de prevenção e controle ao coronavírus para lideranças. Conforme determinação, estão suspensos os eventos e atividades em locais fechados com aglomeração de pessoas. Estão interrompidas em Foz atividades governamentais, esportivas, artísticas, culturais, políticas, científicas, comerciais, religiosas e outras, sob pena de responsabilização, nos termos legais.

Controle sanitário
Ainda de acordo com o decreto, não sendo possível o adiamento, recomenda-se que o evento ocorra sem público. Caso isso não seja possível, os eventos serão submetidos a medidas de controle sanitário.

 

Frase bíblica:
''O fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade''
*Efésios 5:8 e 9