Idgar Dias Júnior
História


'Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade'.
George Orwell

Olá, leitor! Tudo bem?


 - Hoje, quarta-feira, dia 17 de de março de 2021, é celebrado o ‘Dia Nacional do Mel’;

 - Também hoje se comemora o ‘Dia Internacional da Marinha’.

História

No dia 17 de março de 2014, a Polícia Federal deflagrou a operação que viria a ser conhecida como Lava Jato, unificando quatro investigações que apuravam a prática de crimes financeiros e desvio de recursos públicos.
Passados sete anos, um governo cuja plataforma na campanha eleitoral era a favor da operação trabalhou como poucos para que ela fosse sufocada.

 

Oráculo


Mea culpa?
Repercutiu bastante na mídia a entrevista do vice-presidente Hamilton Mourão ao canal ‘My News’ na última segunda-feira (15): 
“Eu julgo que nós deveríamos ter, desde o começo, tido uma campanha em nível federal - uma vez que as medidas locais pertencem aos gestores e isso é inconteste -, mas uma campanha séria de conscientização da população”. (...)
“Não é uma questão de lockdown ou não lockdown, mas uma questão das pessoas entenderem que elas têm que se resguardar o máximo possível, evitando, vamos dizer, aglomerações com gente que desconhecem”. (...)
“Uma coisa é você estar em reunião em família que todo mundo você sabe de onde veio (…). Outra coisa é você ir para ambiente onde não há nenhum tipo de controle. E isso a gente deveria ter falado o tempo todo. Assim como as próprias questões mais elementares, do uso de máscara, de lavar as mãos, do uso de álcool. Acho que isso foi uma falha nossa aqui, do governo, que a gente podia ter trabalhado melhor.”

O vice-presidente Hamilton Mourão parece ser um bom camarada. Sua fala parece sintonizada com um tipo de sinal que vem do Palácio do Planalto fazendo crer que as coisas vão ser um pouco diferentes a partir da saída do irresponsável, inepto e descartável ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, que vai tarde. Só o tempo nos dirá se as coisas vão realmente mudar.
Recordar é viver! Em 1994 foi implantado no Brasil o Plano Real, contra o qual o atual presidente Jair Bolsonaro votou contra (mas deixa pra lá). A inflação era para a economia o que hoje a pandemia da Covid-19 é para a saúde pública brasileira.


Antes da promulgação do Plano Real propriamente dita, havia a tal da Unidade Real de Valor, a URV. E todos nos acostumamos a ela, todos a aceitamos. Uma URV valia CR$ 2.750,00 – dois mil e setecentos e cinquenta cruzeiros reais. Este era o seu valor em 30 de junho de 1994; no outro dia ela passou a valer R$ 1,00 – um real. E ninguém sofreu por conta disso...
E por que não sofremos? Porque o governo da ocasião investiu maciçamente em informação, investiu e insistiu na instrução do nosso povo a respeito do assunto e, assim, praticamente ninguém estranhou a nova moeda – e olhe que o País tinha e ainda tem analfabetos aos montes!
E assim, por comparação, fica fácil entender o camarada Mourão, tá certo? E fica mais fácil ainda de a gente entender a necessidade de afastar Jair Bolsonaro do Palácio do Planalto.

Contato: [email protected]
WhatsApp: [45] 9.9950-3808
Sorte e saúde sempre!