Donizeti Melo
Formando valores

A formação de valores é um princípio fundamental para o ensino do esporte. Com esse fundamento, a Marinha lançou em Foz o Programa Forças no Esporte, iniciativa do governo federal que vai ao encontro da socialização de menores e adolescentes, formando ainda verdadeiros campeões na vida. 

Disciplina e responsabilidade
Existem vários exemplos que devem ser lembrados. O programa é um exemplo de disciplina e dota os participantes de responsabilidades. O esporte promove o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, formando cidadão e melhorando a qualidade de vida dos beneficiados, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social.

Ações práticas
Durante o programa, em vários estados do Brasil, os alunos participam de ações das práticas esportivas entre modalidades bastante diversificadas. Alunos recebem o incentivo e orientações nas modalidades de handebol, futsal, basquetebol, natação, atletismo, judô, jiu-jítsu, voleibol, xadrez e queimada. E já tem participante do programa representando o país em competições internacionais. 

Quem pode?
Para participar do Profesp, os candidatos devem ser alunos da rede pública de educação, participarem de programas sociais e ter boas notas na escola. Eles são indicados tanto pela Secretaria Municipal de Educação como pela Secretaria de Estado da Educação. 

Benefícios
Além das práticas esportivas educacionais que estimulam crianças e adolescentes a manter uma interação afetiva que contribui para o desenvolvimento integral, o programa também oferece condições adequadas para a prática esportiva educacional visando a desenvolver valores sociais, também contribui para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras, melhoria da qualidade de vida, e diminui a exposição aos riscos sociais.

Integração social
Na educação, há índices de redução da evasão escolar e incremento do rendimento educacional; no social temos a diminuição da violência junto à família e à sociedade, melhoria da saúde, aumento da consciência ambiental e de cidadania, ampliação da integração social; e no esportivo há o maior interesse pela prática esportiva, maior integração social, trabalho em equipe e desenvolvimento do sadio espírito competitivo. É com isso que o Forças no Esporte contribui. 

Frase bíblica:
‘’Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que dúvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte’’

*Tiago 1:6