Luiz Araújo Boatos

Não é verdade que os municípios recebem mais dinheiro para óbitos por covid-19

Circula um boato de que os municípios brasileiros recebem um valor extra do governo federal para cada óbito por covid-19 que é registrado no país. O fato é desmentido por um funcionário do Ministério da Saúde.

 De acordo com informações passadas, a distribuição de recursos financeiros para a pandemia obedece aos critérios populacionais e a pactuação realizada por municípios, Estados e União. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, nos primeiros meses foi repassado um valor maior para as cidades que estavam com alto número de mortes, mas com o objetivo de ampliar a rede de atendimento na área da saúde.

Outra informação confirmada é a de que para cada paciente com covid internado em leito de UTI o SUS paga o dobro em relação a outras doenças. Muitos hospitais que atendem pelo SUS receberam duas parcelas de repasses para se prepararem para atender aos pacientes que necessitam de internação.

 

Zumzum

 As abelhas são realmente muito importantes para z vida no planeta. Você sabia que um colmeia é capaz de polinizar cerca de 250 milhões de flores? E que 70% dos nossos alimentos são polinizados pelas abelhas?

E agora, a bomba: bilhões de abelhas estão morrendo! E uma das causas mais prováveis é o uso exagerado de agrotóxicos, que está acabando com a vida das coitadinhas. E por tabela, com a nossa vida também.

Há até quem garanta que, sem abelhas, praticamente não há vida possível no planeta.

 

 Doce mel

Quem é fã de mel, talvez nem imagina o tamanho do esforço das pobres abelhinhas para produzirem este doce tão saboroso e saudável.

Dizem que para produzir um único quilo de mel, as abelhas precisam visitar dez milhões de flores, e que uma abelha pode voar 800km  toda sua vida, e ainda assim não conseguirá mais que meia colher de mel

 

Coca-Cola

Muito se ouve sobre a secretíssima fórmula da Coca-Cola, utilizada para fabricar o refrigerante mais famoso e consumido no mundo inteiro. O que se tem certeza, entretanto, é que a cobiçada fórmula é um segredo comercial e industrial protegido por diversas patentes.

Dizem que hoje apenas dois executivos tem acesso à fórmula, e que eles jamais viajam juntos no mesmo meio de transporte. Vai que, né...

 Mas mesmo que alguém consiga fazer um refrigerante idêntico, não sobreviveria à pressão da gigante, já que o nome da marca, por si só, atropelaria a nova concorrente.

 A propósito, a fórmula da Coca-Cola surgiu em 8 de maio de 1886 pelo farmacêutico John Pemberton como um remédio para o cérebro e os nervos. E só em 1893 a marca foi patenteada e começou a ser comercializada. Hoje, Coca-Cola é a quinta marca mais valiosa do mundo, atrás da Apple, Google, Amazon e Microsoft.