Donizeti Melo
Avaliação e sua importância

A avaliação é uma maneira de verificar o organismo como um todo, buscando analisar possíveis alterações e/ou risco de desenvolvê-las, tentando ao mesmo tempo identificar as demandas daquele corpo, para tentar de maneira específica supri-las de forma correta. Uma avaliação feita de maneira adequada é muito importante para evitar lesões e treinos sem necessidade, além de contribuir para a capacidade funcional do indivíduo.

Inaceitável
Como foi feito nesta semana com dois jovens de Foz em Curitiba, não se pode dizer que tivemos uma avaliação. Pois em grupo de 60 pretendentes ao futuro estrelato, apenas um monitor se fez presente. Notou-se a ausência de uma prancheta, que deveria ser utilizada para anotações. Assim fica difícil. O pior que teste cobrado não é o correto. Dá-se a impressão de caça-níqueis por parte de treinadores, e pior quando estão inseridos clubes de médio e grande portes. 

Tem de abrir o olho
Os treinadores do interior, sempre esperançosos de formar bons profissionais, em muitas vezes são usados como indicadores de craques, no entanto vários deles se sentem injustiçados pela ganância de dirigentes maiores. O talento deve ser feito em um período recomendável, por exemplo em seis meses e com despesas daquele clube que está oferecendo a chance. É bom ficar de olho aberto, tanto os nossos professores quanto os próprios responsáveis pelos atletas. 

Elaboração adequada
Os atletas de alto rendimento, em específico jogadores de futebol, diante de suas exigências funcionais, necessitam de avaliações periódicas para adequarem seus treinos diários em prol de um melhor rendimento. Se a avaliação é feita de maneira correta, ela relatará o que necessariamente precisa ser melhorado, resultando em uma elaboração adequada de condutas para atingir tal benefício especificamente para cada indivíduo.

Avaliação periódica
Tendo em vista atletas de alto rendimento dentro do futebol, uma avaliação periódica se torna bastante importante sob o ponto de vista de rendimento. Um atleta não somente se torna melhor técnica e fisicamente fazendo seus treinos diariamente de maneira geral se ele não passar por uma avaliação completa e adequar seu treinamento de acordo com suas demandas, pois ele não irá suprir o que realmente necessita de forma individual para se desenvolver.

Avaliação múltipla
A busca do atleta hígido justifica a necessidade de uma investigação mais completa e complexa sobre o seu estado de saúde, utilizando-se da avaliação de múltiplos parâmetros funcionais, pois os métodos utilizados permitem verificar, com segurança, níveis adequados de aptidão funcional ou detectar deficiências em parâmetros que, direta ou indiretamente, possam interferir no seu equilíbrio orgânico e desempenho atlético.

 

Frase bíblica:
''Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine''
*Coríntios 13:1