20 anos do Parque Tecnológico Itaipu: Um legado para o futuro

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), celebra neste ano, duas décadas de história, marcada por um legado de progresso e desenvolvimento. O PTI foi criado em 2003 por meio de uma iniciativa da Itaipu Binacional, uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo em geração de energia, para impulsionar ações de desenvolvimento e de geração de emprego e renda na região.

Instalado nos antigos alojamentos dos trabalhadores que construíram a Itaipu, Parque Tecnológico está localizado em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Desde o seu surgimento, em 2003, o PTI é um importante ativo no desenvolvimento sustentável do território, com a realização de projetos de fomento à educação, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Reconhecido como um dos principais Parques Tecnológicos do país, o seu ecossistema promove a integração e a troca de conhecimentos entre instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais. Com a missão de transformar conhecimento e inovação
em bem-estar social, o PTI conta com áreas de atuação estratégica voltadas para a pesquisa e desenvolvimento, empreendedorismo e negócios, tecnologias e soluções, educação e extensão e gestão e operação de empreendimentos.

O PTI também realiza a gestão e operação do Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pelas visitas turísticas à Usina de Itaipu, oferecendo experiências turísticas incríveis, planejadas e sustentáveis a visitantes de todo o mundo. Todos os recursos obtidos com a comercialização de ingressos, além de custear toda operação do turismo, são investidos em projetos e ações ligados ao propósito do Parque Tecnológico, que impactam o desenvolvimento da região, fortalecem o Destino Iguaçu, além do turismo local e regional.

Os Centros de Competências do Parque Tecnológico produzem pesquisas e experimentos tecnológicos com foco nas demandas do mercado, tornando o PTI uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT). Desde a sua criação, a partir da necessidade de ampliar a missão da Itaipu Binacional, o Parque também tem se posicionado como um importante agente transformador, contribuindo com a usina, na promoção de iniciativas para um futuro mais sustentável e desenvolvido socioeconomicamente.

Para impulsionar esse desenvolvimento tecnológico e sustentável, o PTI conta com a atuação de uma equipe de mais de 782 colaboradores, entre empregados, estagiários, bolsistas, menores aprendizes e voluntários.

Ao todo, são quatro Instituições de Ensino (EIS), que compõem o ecossistema: Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Centro de Engenharia e Ciência Exatas da Unioeste (CECE), o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Colégio Sesi Internacional Trilíngue. Além das instituições com projetos voltados a inclusão de jovens no mercado de trabalho, como Trilha Jovem do Polo Iguassu e o Programa ViraVida do Sesi.

No empreendedorismo, o PTI busca contribuir com o desenvolvimento das startups, desde o apoio com mentorias e consultorias especializadas a oportunidades para que os empreendedores possam se inserir no ecossistema por meio dos editais de Inovação Aberta. Estão vinculadas ao Centro de Empreendedorismo 60 startups, entre incubação, aceleração e editais e mais 10 empresas presentes no condomínio empresarial.

De acordo com o diretor superintendente do PTI, Professor Irineu Colombo, a colaboração estratégica com instituições de ensino, empresas e instituições tem sido fundamental para impulsionar a inovação e o desenvolvimento econômico na região. “O intercâmbio de pesquisa, a integração entre conhecimento acadêmico e a aplicação prática têm sido pilares essenciais para o sucesso das iniciativas e projetos PTI ao longo desses 20 anos”, afirmou.

 Segundo o diretor, o Parque Tecnológico tem a visão de ser um ecossistema vibrante em oportunidades e referência em pesquisa, inovação, empreendedorismo, soluções e tecnologias. “Enquanto celebramos estas duas décadas de realizações, também olhamos para o futuro com inspiração e determinação. O compromisso em continuar explorar novas tecnologias, impulsionar a economia do conhecimento e promover a geração de empresas e negócios permanece firme”, destacou Professor Colombo.

“Que estes 20 anos de sucesso sejam apenas o começo de uma trajetória ainda mais promissora e transformadora. Parabéns a todos que contribuíram para este marco e que continuam a fazer do PTI um símbolo de inovação, sustentabilidade e progresso”, comemorou o diretor superintendente do PTI.

  • Foto: PTI

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *