Bolsonaro volta a Foz para lançamento da revitalização do sistema de Furnas


- Por: Redação 1

Bolsonaro volta a Foz para lançamento da revitalização do sistema de Furnas
Presidente Jair Bolsonaro participa de ato no final da manhã em Foz do Iguaçu

O presidente Jair Bolsonaro retorna à Foz do Iguaçu nesta quinta-feira (25) para o lançamento do plano de revitalização do sistema de corrente contínua de alta tensão (HVDC) de Furnas, associado à usina de Itaipu, e do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE-2030). O ato, com presença do governador Ratinho Junior e diversas autoridades, está programado para o final da manhã na Subestação de Furnas.
A Itaipu vai investir aproximadamente R$ 1 bilhão, em cinco anos, para revitalizar o sistema que foi construído e é operado por Furnas. A estrutura é responsável pela transmissão ao mercado brasileiro da energia que o Paraguai não consome, da metade da produção a que o país sócio do Brasil na usina tem direito. 
A ação, de acordo com a Itaipu, reforçará a segurança energética do sistema elétrico brasileiro, que está em operação há 36 anos e próximo ao final de sua vida útil. Uma solenidade, com a presença de Bolsonaro, marcará o lançamento da revitalização.
Também participarão o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; o governador Carlos Massa Ratinho Junior; o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior; o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna; e o diretor-presidente de Furnas, Pedro Eduardo Fernandes Brito, entre outras autoridades.

Contexto
O convênio para essa atualização já foi assinado e o primeiro repasse a Furnas, de R$ 161 milhões, foi feito no último dia 30 de dezembro. Os próximos passos são a elaboração dos projetos e da licitação. O acordo tem duração de 60 meses e contempla a modernização de equipamentos na estação em Foz, que converte corrente alternada que vem da Itaipu em 50 Hz (500 kV) para corrente contínua (em +600 kV).

Ronildo Pimentel com assessoria
Foto: Itaipu Binacional

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas