Parque Nacional recebeu mais de 155 mil no primeiro quadrimestre de 2021


- Por: Redação 1

Parque Nacional recebeu mais de 155 mil no primeiro quadrimestre de 2021
O jornalista William Bittar e a família durante visita às Cataratas do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu recebeu, nos primeiros quatro meses do ano, mais de 155 mil turistas de aproximadamente 80 diferentes países de todas as regiões do mundo. Os brasileiros respondem pela maioria dos ingressos na unidade de conservação, no trecho onde estão as Cataratas do Iguaçu. A longa estiagem no Paraná tem afetado o nível de águas do rio Iguaçu e do atrativo turístico.
"Dia de levar eles (filhos) para conhecer uma das sete maravilhas da natureza", comentou o jornalista de Curitiba, William Bittar. "Com muita água ou com pouca, as quedas do Iguaçu formam cenários de encher os olhos. É um passeio obrigatório para quem visita Foz do Iguaçu. Esse lugar é capaz de fazer qualquer um se sentir em paz. Com a família, isso fica ainda mais evidente". 
De acordo com a concessionária Cataratas do Iguaçu SA, de 1º de janeiro a 30 de abril deste ano, 155.989 pessoas passaram pelo Centro de Recepção de Visitantes em direção ao atrativo. Deste total, 143.812 indicaram ter origem brasileira, enquanto 12.177 informaram a origem em pelo menos 80 diferentes países.
Pandemia
No primeiro quadrimestre deste ano, completou um ano da pandemia do novo Coronavírus (covid-19). No ano passado, quando o vírus avançou em escala mundial, o Parque Nacional do Iguaçu abriu somente de 1º de janeiro a 17 de março, reabrindo duas vezes após - em 10 de junho (aniversário do município) e 4 de agosto, com limitação de público.

No mesmo período de 2019, um ano antes da pandemia, o principal atrativo da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai recebeu 676.386 visitantes. Deste total, 348.697 indicaram ter nacionalidade brasileira, enquanto 327.689 informaram origem em todos os países do mundo.

Nacionalidade
Os brasileiros respondem pela maioria dos visitantes que foram às Cataratas do Iguaçu este ano. De acordo com o acompanhamento da concessionária, de 1º de janeiro a 30 de abril, foram 143.812 ingressos de paranaenses e moradores de outros estados. 
Entre os estrangeiros, os Paraguaios lideram a estatística com 7.592 registros, seguindo de Estados Unidos com 690 e Alemanha, com 480 ingressos. A expectativa é que, com o avanço da vacinação contra a covid-19 em países da Europa, China e Estados Unidos, o número de visitantes estrangeiros volte a subir no atrativo.

Ronildo Pimentel
Foto: Facebook

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas