Natureza e ecoturismo são atrativos para turistas internacionais em Foz


- Por: Redação 1

Natureza e ecoturismo são atrativos para turistas internacionais em Foz
A beleza do Parque Nacional e atividades na natureza, ecoturismo ou aventura atraem turista internacional em Foz

O lazer em meio a natureza é o principal motivador para os turistas estrangeiros que decidem conhecer Foz do Iguaçu. O fator está atrelado, entre outros, as atividades ou passeios no Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas do Iguaçu e o ecoturismo ou turismo de aventura. As afirmações são sustentadas na pesquisa “Turismo em Números – edição 2021”, da Paraná Turismo, que tem como base o período 2016-2020. 
O estudo é publicado anualmente desde 1986 pela autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Os dados referentes ao ano passado levam em consideração os efeitos da pandemia decorrente da covid-19 para o mercado do turismo, principalmente com relação aos números referentes aos visitantes internacionais, diretamente influenciados.
De acordo com a pesquisa, 88,3% dos viajantes internacionais em Foz do Iguaçu indicaram o lazer como a sua principal motivação em 2019. O indicador é subdividido em, além de sol e praia, estão incluídos as opções de turismo em meio à natureza, ecoturismo ou aventura, cultura e esportes, todas disponíveis no destino, com exceção das primeiras. 
Dentre esses grupos, de acordo com a pesquisa, se observa que 79,2% dos turistas estão à procura de atividades relacionadas à natureza, ecoturismo ou aventura. Cultura também foi um segmento indicado por16,4% dos turistas como uma das suas principais motivações para a viagem a lazer. 

Hospedagem
No que tange o tipo de alojamentos, os turistas em Foz do Iguaçu assinalaram como principal meio os hotéis, flats ou pousadas. Entre 2016 e 2019 aconteceram pequenas oscilações e esta categoria fechou o quadriênio com 69,4%. 
A categoria de casa de amigos ou parentes foi escolhida como alojamento por 5,1% dos turistas em 2019. Alguns viajantes indicaram que utilizaram outros tipos de meio de hospedagem durante a sua viagem no destino.

Ronildo Pimentel
Foto: Nilton Rolin/Cataratas S/A

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas