Levantamento mostra que a maioria dos 'cães de rua' em Foz tem dono


- Por: Redação 1

Levantamento mostra que a maioria  dos 'cães de rua'  em Foz tem dono
Quase metade dos cães encontrados nas ruas era portador de leishmaniose visceral canina (LVC)

Mais da metade dos "cães de rua" de Foz do Iguaçu possuem tutores ou responsáveis, segundo levantamento feito pelo Centro de Controle de Zoonoses. O resultado é parte do projeto "Estimativa populacional de cães de rua e seu impacto em zoonoses e saúde pública no município de Foz do Iguaçu", que será apresentado em audiência pública na Câmara de Vereadores na próxima quinta-feira, às 10h.  
A audiência terá transmissão ao vivo pela internet, nos canais oficiais da Câmara e Prefeitura. Entre os meses de outubro de 2018 e outubro de 2019 foram capturados 1.125 cães, encontrados nas ruas do perímetro urbano do município. 

Os animais capturados foram fotografados e identificados com coleira numerada, vacinados contra a raiva, vermifugados, e deles foram coletadas amostras de sangue e de fezes, e carrapatos. Os cães também passaram por avaliação física e levantamento de outros dados, como raça, sexo, porte e idade aproximada. Ao final de cada procedimento os animais foram soltos no próprio local de sua captura – ou entregues ao seu tutor/responsável (quando identificado).

AMN

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas